O Projeto

Um comentário
Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio Grande (LACM / FURG) - "Ars Longa, Vita Brevis"
RESUMO


A Liga Acadêmica de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio Grande – LACM/FURG trabalhará conteúdos fundamentais para a consolidação e o aprimoramento da formação dos profissionais da área da saúde para suprir a necessidade de discussão dos conteúdos abordados na disciplina, explorando casos clínicos e artigos científicos, visando a ampliação do horizonte de maneiras para se abordar os pacientes e seus problemas.

A PROPOSTA


Faz-se importante destacar que esse projeto de extensão, na sua organização, elaboração e execução encontra-se pautado nos preceitos metodológicos do ensino médico e no aprendizado da clínica médica e tem como objetivo principal a aproximação do aluno de Medicina com a prática clínica logo no início de sua formação acadêmica, envolvendo, então, docentes, discentes e técnicos administrativos. Dessa forma, os membros ligantes vivenciarão o ato de lidar com o ser humano, de maneira a incorporar na sua formação não somente conhecimento técnico, mas também conteúdo humanístico. 

Através dessas ações pretende-se desenvolver nos acadêmicos uma visão de Clínica Médica que propicie um melhor atendimento aos pacientes, já que tal disciplina contempla as grandes áreas da Medicina. Será oportunizada a troca de saberes entre alunos e professores desta e de outras instituições, de forma que se estabeleça uma concepção de ensino vanguardista, na qual se obterão informações a partir de fontes idôneas e diversificadas.

 Espera-se, com as atividades da LACM, desenvolver condutas inovadoras, as quais poderão ser aplicadas na atividade profissional dos alunos que futuramente estarão atuando como médicos. Como coordenador desta equipe temos o professor Hugo Cataud Pacheco Pereira, o qual tem larga experiência no ensino de Clínica Médica. Assim, se instrumentalizará a produção de um conhecimento resultante do processo dialético de teoria/prática. Diante disso, o coordenador desse projeto, enquanto docente, sempre discutiu e aprofundou-se em um novo conceito de sala de aula, que não se limita ao espaço físico. Serão convidados profissionais das mais diversas áreas da Clínica Médica e com experiência nesta, compondo e enriquecendo as futuras discussões visando ao aprendizado.  

JUSTIFICATIVA


A ação de Extensão justifica-se pelo entendimento da necessidade da extensão no estudo da Clínica Médica, não bastando o ensino e a pesquisa, aplicada com teoria e prática. A Liga de Clínica Médica vivenciará um momento ímpar, sendo a primeira liga relacionada ao tema nessa universidade. Esse contexto determina e ratifica a necessidade da Ação de Extensão como parte da proposta ementada pela Liga de Clínica Médica. A Extensão como parte do projeto de Liga também pode ser justificada pela necessidade de expandir os campos do conhecimento gerado no Ensino e, principalmente, na Pesquisa. Não é o mero conhecimento da teoria clínica, mas o saber do indivíduo como um todo, desde a maneira como ele se relaciona com o médico até a maneira como vê e se relaciona com sua doença , que serão enfocados pela LACM.

Em consonância com a Resolução 014/87 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande, o projeto busca a educação em sua plenitude, despertando a criatividade e o espírito crítico, propiciando ao acadêmico estes conhecimentos necessários e humanos, capacitando-o para intervir e buscar a transformação social (buscar a interação entre a teoria e a prática).

O Projeto Político Pedagógico do Curso de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande (2006) preconiza a (melhor) formação do profissional médico humanista, crítico e reflexivo; capacitado para atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Visamos levar aos acadêmicos do curso de medicina uma maior integração da disciplina de clínica médica a temas pertinentes e atuais para a formação de um médico que exerce integralmente seu papel social. Trabalhando não somente aspectos técnicos que visam um aprendizado teórico e a prática clinica no processo ensino-aprendizagem da clínica médica. Podendo resultar estas atividades em trabalhos de pesquisa sobre os resultados obtidos.

Dessa forma, o projeto da LACM surge para abordar questões como: o conhecimento e a ética para uma boa prática clínica,os benefícios da inserção precoce dos acadêmicos no âmbito da prática médica, humanismo, pesquisar e publicar os resultados obtidos disseminando as experiências vividas e os conhecimentos produzidos pelo projeto.

Por fim, damos destaque à característica fundamental deste projeto que é o engajamento dos universitários e docentes, técnicos e demais envolvidos,com a prática médica e, mediado por uma relação bidirecional de mútuo desenvolvimento. Além disso, despertar o interesse no conhecimento da clínica médica como ferramenta no processo de formação e atuação dos profissionais da saúde.
 


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Primeiramente, se faz mister, entendermos porque criarmos uma liga acadêmica. Dentre vários fatores que podemos elencar para justificar sua criação, citamos a sua contribuição para qualificação do currículo do aluno, proporcionar momentos de contato do aluno com o paciente, de modo a possibilitar a desinibição e desenvoltura neste contato, que é essencial para a atividade do profissional médico. Proporcionar oportunidades de ampliação de atividades acadêmicas, como pesquisa e extensão, além de contribuir com conhecimento pertinente à formação médica (HAMAMOTO FILHO, 2011; SOUZA, 2012). Em específico, uma liga de Clínica Médica, é de fundamental importância para a consolidação e ampliação dos conhecimentos adquiridos no curso regular, saberes, estes, essenciais, para a fundamentação da formação de qualquer profissional da área da saúde.

A Liga de Acadêmica de Clínica Médica - LACM fundamenta-se na valorização do ensino da Clínica Médica, como ferramenta primordial da formação e prática médica e ter um compromisso ético com as comunidades em que esse médico estará inserido, contemplando a formação de um médico tecnicamente capacitado dentro de uma visão humanista, que é a base do médico de hoje. Busca resgatar a dignidade e a importância do médico clínico, através da defesa, da valorização e do aprimoramento do ensino clínico, para que eles se tornem os verdadeiros integradores de toda a prática médica.

Este grupo de trabalho exigirá que os ligantes estejam a partir do segundo ano da graduação em Medicina. Tal decisão leva em consideração o fato de há necessidade de que o ingressante na liga tenha conhecimento da disciplina de Semiologia, a qual é um dos alicerces da prática médica.

Em suma, objetiva-se com as experiências propiciadas pelas atividades da liga que o aluno seja capaz de identificar o normal e o patológico, o normal e o anômalo, dentre outras distinções; saber utilizar os saberes clínicos numa análise que envolva todo o contexto em que o paciente esteja inserido, seja local, regional ou nacional. Dentre outras aplicações que são as bases que delineiam o agir da LACM. Ensinar a pensar em termos clínicos, raciocinar a partir dos conhecimentos teóricos desta área, de modo a possibilitar a formação de um profissional eficiente e competente.
 


OBJETIVOS


Objetivo Geral
A LACM visa cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada e complementar aos conteúdos abordados dentro da disciplina de Clínica Médica.

Objetivos Específicos
1. Proporcionar a seus integrantes o estímulo necessário para a produção científica na área de Clínica Médica em suas múltiplas interfaces.
2. Proporcionar aos seus integrantes atividades didáticas extracurriculares através da leitura de textos e participação em debates e seminários promovidos por professores, médicos, residentes, monitores ou pelos seus integrantes, visando o aprimoramento de docentes e discentes.
3. Organizar palestras, encontros científicos, exposições de trabalhos, programas educativos e campanhas sobre Clínica Médica para seus membros e demais indivíduos interessados na área, através das várias mídias.
4. Oferecer aos seus membros participantes condições na prática e aprendizado da Clínica Médica, promovendo o desenvolvimento técnico-científico tanto da disciplina quanto dos aspectos humanísticos envolvidos.
5. Promover maior integração entre a disciplina e a prática da Clínica Médica, através de programas de estágios não remunerados.
6. Manter relações científicas e associativas com outras escolas médicas.
7. Promover a integração entre estudantes, docentes e técnicos administrativos do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr.
8. Visando o tripé ensino, pesquisa e extensão a LACM objetiva temas como:
8.1 Imunodeficiência
8.2 Cirrose, hepatocarcinoma e hepatite
8.3 Pneumonia, tuberculose, asma e DPOC
8.4 Febre de origem desconhecida
8.5 Choque séptico e cardiogênico
8.6 Diabetes tipo I e II
8.7 Meningites
8.8 Hipertensão arterial sistêmica primária e secundária
8.9 LES, artrite reumatóide, vasculites.
8.10 Púrpura trombocitopênica idiopática
8.11 Derrames cavitários.
8.12 Arritmias cardíacas
8.13 Cardiopatia isquêmica – IAM
8.14 Neoplasia renal
8.15 Sepse e choque séptico
8.16 Linfoadenopatia e esplenomegalia
8.17 Leptospirose
8.18 Dor torácica
8.19 Insuficiência cardíaca congestiva e edema agudo de pulmão
8.20 Insuficiência renal e glomerulonefrite
8.21 Tromboembolismo pulmonar
8.22 Gasometria e parada cardiorespiratória
8.23 Anemias , linfomas e leucoses
8.24 Neoplasia de pulmão
8.25 Neoplasia de cólon e gástrica
8.26 Mieloma múltiplo
8.27 Endocardite infecciosa, erisepela e celulite
8.28 Hemorragias digestivas
8.29 AVC
8.30 SIDA
8.31 Pancreatite, gastroenterite e doença inflamatória intestinal
8.32 Icterícia
8.33 Hipertireoidismo e hipotireoidismo
 


RELAÇÃO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO


As ações concretizam-se por meio de metodologias de ensino-aprendizagem problematizadoras e produtoras de conhecimentos confrontados com a realidade brasileira e regional, resultando em: democratização do conhecimento acadêmico; instrumentalização do processo dialético teoria/prática; promoção da multidisciplinaridade; visão integrada do social; relação transformadora entre Universidade e as demais instâncias sociais.

As ações são capazes de expressar multiplicidade de pensamentos, que envolvem o respeito à ética, à diversidade cultural e à inclusão social, como seus princípios e suas referências.

A LACM é pautada em paradigmas democráticos e transformadores revisitando seus processos de pesquisa, ensino e extensão, valorizando, também, os saberes do senso comum, confrontados criticamente com o próprio saber científico, comprometendo a comunidade acadêmica com as demandas sociais e com o impacto de suas ações transformadoras em relação a tais demandas.

A LACM concebe as competências: pesquisa, ensino extensão como imprescindíveis. O processo de aprendizagem passa a basear-se e a depender de observações próprias, de atitudes reflexivas, questionadoras, que decorrem do diálogo e da interação com a realidade, para compreendê-la e transformá-la. Criam-se, dessa forma, condições para que a formação do estudante não fique restrita aos aspectos técnicos, formais e passe a contemplar seus aspectos sociais e políticos, promovendo a conscientização crítica.  


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FERREIRA, Lívia, L.. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de implantação da Liga Baiana de Cirurgia Plástica. Rev. Bras. Cir. Plást. 2008; 23(3): 158-61.

HAMAMOTO FILHO, Pedro. T.. Ligas acadêmicas: motivações e críticas a propósito de um repensar necessário. Rio de Janeiro: Rev. Bras. de Educ. Med., 2011; 35: 535-543.

HAMAMOTO FILHO, Pedro. T. et alli. Ligas Acadêmicas de Medicina: extensão das ciências médicas à sociedade. Rev. Ciênc. Ext. v.7, n.1, p.126, 2011.

LUCKESI, Cipriano C. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem? Salvador: UFBA, s/d.

PÊGO-FERNANDES, Paulo M. & MARIANI, Alessandro W.. O ensino médico além da graduação: ligas acadêmicas. Diagn Tratamento: 2011; 16(2):50-1.

SANTANA, Ana Carolina D. A.. Ligas acadêmicas estudantis: o mérito e a realidade. Medicina (Ribeirão Preto) 2012; 45(1):96-8.

SOUZA, Henrique. P. G.. Caracterização das ligas acadêmicas de medicina no Brasil e o seu papel atual na formação médica. Salvador: UFBA, Monografia de Conclusão do Curso de Medicina, 2012.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Resolução nº 014/87 do CONSUN de 20 de novembro de 1987. Alterada pela Resolução nº 10/94 de 27 de junho de 1994 e Resolução nº 029/95 de 27 de dezembro de 1995. Disponível no site: http://www.conselhos.furg.br/converte.php?arquivo=filosofia/filo.html, acessado em 18 de abril de 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE. Curso de Graduação em Medicina/FURG [Projeto Político-Pedagógico]. Rio Grande: FURG, 2007, 46 p.
 

Um comentário :

  1. Tenho 15 anos de idade. Nasci com HIV minha mãe faleceu por causa da infecção pelo HIV e lamento porque nunca conheci o Dr. Itua, ele poderia ter curado minha mãe para mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe encontrar o Dr. Itua palavras de cura online sobre como ele curava diferentes doenças em diferentes raças, como o HIV/AIDS Herpes, Parkison,Asma,Autismo,Copd,Epilepsia,Shingles,Dores de Frio,Infertilidade, Síndrome de Fadiga Crônica, Cura de Lúpus,Fibromialgia,Feitiço do Amor,Câncer de Próstata,Câncer de Pulmão,Glaucoma. , psoríase,Cirrose do fígado,Catarata,Degeneração macular,Doença de Chrons,Mononucleose infecciosa, Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Psoríase,Desordem bipolar,Demência Doença de Taquicardia,Câncer de Mama,Câncer de Sangue,Câncer Colo-Retal,Feitiço do Amor,Diarréia Crônica,Ataxia,Artrite,Escoliose Lateral Amiotrófica,Acidente Vascular Cerebral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante Progressão Esclerose,Fraca Ereção,Amplificação Mamária,Amplificação Peniana, Hpv,sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Diabetes Hepatite até mesmo Câncer Eu estava tão animado mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei tal coisa online então eu entrei em contato com a Dra. Itua pelo correio drituaherbalcenter@gmail.com/ . Eu também conversei com ele sobre o que é o app +2348149277967 ele me disse como funciona, então eu lhe disse que eu queria prosseguir, eu lhe paguei tão rapidamente pelos correios do Colorado que recebi meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu linhas de guildas a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos online para divulgar o trabalho de Deus do Dr. Itua Herbal Medicine,Ele é um Grande Homem.

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